Esporadicamente, recebemos ligações de empresas reclamando da qualidade do seu passeio virtual, ou, em casos mais graves, cobrando que este seja realizado e pedindo o extorno do valor já pago.
Felizmente, em nenhum desses casos, fomos nós que vendemos o serviço.
O que acontece é que há várias pessoas e empresas no mercado agindo de má fé. No momento da venda, seja por Whatsapp, redes sociais ou fisicamente, exibem nossos clientes como portfólio, alguns mentem se fazendo passar por funcionários do Google e há ainda os que prometem milagres tecnológicos.
Por fim, entregam passeios com imagens de péssima qualidade, muitas vezes com o “fotografo” segurando a camera em baixo da imagem. Geralmente, não há preocupações técnicas nem jurídicas, como embaçar rostos e placas de carro, criar as ligações entre as imagens (setinhas), escolher melhor dia para captação das imagens, etc.
O que você pode fazer
Algumas atitudes podem te ajudar a com essas situações:
- Se atenha ao básico: Exija contrato, recibo, nota fiscal e contatos da empresa e do representante;
- Verifique o vendedor: entre em contato com a empresa e pergunte se a pessoa que te visitou é mesmo representante deles.
- Pagamento adiantado?: se a empresa quem te procurou, pague somente com o serviço pronto, com boa qualidade e “setinhas” funcionando;
- O Google não faz vendas porta a porta: se um vendedor diz que é do Google e não de uma empresa que presta serviços que vão para o Google, já é de causar estranheza;
- Peça o portfólio da empresa: analise a qualidade das imagens em relação à nossa, por exemplo, cheque o nome da empresa que fez o passeio virtual que está sendo exibido como portfólio e verifique se é a mesma empresa que está te visitando.
Conclusão
Para finalizar, informamos também que, infelizmente, ao inserir um passeio virtual no Perfil (Google) da Empresa, dificilmente, ele será removido por outra pessoa que não seja a que inseriu. Então ao contratar uma empresa, você deve ter total confiança de que ela será solícita em remover o passeio caso você deseje realizar outro no futuro.
Esperamos que com essas dicas, você possa tomar decisões mais acertivas, evitando problemas.